- Área: 176 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jason Mann
-
Fabricantes: APL NZ, Dimond, Garapa, Macrocarpa, Plytech, Rosenfeld Kidson, Tasmanian
Descrição enviada pela equipe de projeto. No topo de uma colina, acima de Peka Peka Beach, são implantadas três simples caixas com amplas vistas para as ilhas de Kapiti, plantações de bosques de pinheiros e terras agrícolas. Duas destas caixas são de cedro manchadas de preto e criam um pátio protegido, uma delas é dedicada às funções de convivência e a outra contém os dormitórios. A terceira caixa, revestida de policarbonato perfilado contém a garagem e o atelier: pela noite brilha quando tem o seu interior aceso. Combinadas, formam uma casa compacta desenhada como residência principal para os proprietários.
O projeto é uma resposta tanto às vistas como ao clima: este último é uma consideração particularmente importante pela implantação da casa num lugar tão exposto.
O pátio orientado ao norte está protegido dos ventos da costa, mas desfruta de vistas para o mar através da sala de estar.
Tábuas de madeira rodeiam a casa e oferecem uma variedade de cenários para buscar refúgio em função das imperantes condições climáticas.
Segundo o solicitado por nossos clientes, a casa promove alguns valores ecológicos. Painéis solares para água quente e isolamento térmico foram incluídos no desenho. A ambição a longo prazo é sair da rede elétrica. A iluminação LED e a laje de concreto exposta e isolada como armazém de calor ajuda a reduzir o consumo de energia. A ventilação natural recolhe as brisas consistentes do mar durante a tarde.